Home » Quem Somos

O Centro de Reabilitação São José está situado no bairro de Madureira, situado na área de abrangência da 5º Coordenadorias de Assistência Social/CAS, que de acordo com o levantamento de dados de pessoas com deficiência no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico (levantamentos realizados em abril/21 estão concentrados 40,1% da população com deficiência cadastrada, sendo o maior percentual no município do Rio de Janeiro. Fato que faz parte do dia a dia da instituição por toda demanda percebida, com uma demanda reprimida de 400 pessoas na fila de espera que serão beneficiadas com os atendimentos descrito nesta proposta. A maior procura e demanda na Instituição são da crianças, adolescentes e jovens que não consegue ser alfabetizadas com atraso escolar, problemas no desenvolvimento, familiares sobrecarregados que não conseguem atendimento, familiares precisando de orientação quanto a políticas públicas Inter setoriais de atendimento a pessoa com deficiência, dificuldade de acesso na rede de atendimento em saúde, alguns dos usuários encontra-se em período escolar que não condizem com a realidade apresentada, junto de uma política equivocada de aprovação automática. Agora temos que tentar reverter esta condição apresentadas. Não existe alfabetização e socialização sem uma organização neurológica dessa criança/adolescente. Temos de buscar esta condição a todo custo. O trabalho do CRSJ é desenvolvido em conjunto com escolas, Instituição, Família e toda rede Inter setorial de atendimento que são primordiais para recuperação, cidadania, autonomia, desenvolvimento e proteção social desta criança/adolescente. A procura é imensa de familiares ansiosos com esta situação e o trabalho é intenso, continuo e tem que ser persistente para conseguir reposta e evolução desta criança/adolescente. O nosso maior público alvo são crianças adolescentes que apresentam independentemente da idade qualquer tipo patologia, desde a mais simples a mais complexa. O serviço é baseado no respeito heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidade das famílias.

Através deste programa, as crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica, identificadas com déficit intelectual, comportamental, de atenção, cognitivo, de aprendizagem ou sem nenhum destes quadros especificamente, mas de maneira preventiva, encaminhados por instituições públicas e privados competentes, receberão atendimento adequado, com acesso a assistência social, a saúde, educação, capacitação, esporte e lazer, proporcionando a garantia de seus direitos, com ações que estimulam e ampliem seu universo informacional e lúdico, através da atividades voltadas ao desenvolvimento escolar, social, motor, intelectual, da comunicação e de suas habilidades e potencialidades para melhor qualidade de vida, estimulando a autonomia, o aprendizado, a independência, resgatando a cidadania, promovendo melhoria do vínculo familiar, do desenvolvimento escolar e da formação integral da criança e do adolescente.

Baseado nestes levantamentos, o Projeto CRSJ possui uma visão geral de enfrentamento destes destes graves problemas sociais identificados hoje como evasão escolar, exploração infanto-juvenil, atraso escolar, fome, rompimento e fragilização do vínculo familiar, criminalidade infantil, através da execução de programas e ações objetivando promover a proteção, inclusão e promoção social de crianças / adolescentes e suas famílias: Promover o conhecimento e potencializar as capacidades físicas e intelectuais; garantir a inclusão e permanecia da criança / adolescente na escola, prevenindo a evasão e o "fracasso" no desempenho escolar; Contribuir para exclusão da rua tida como possibilidade de vida e moradia; Colaborar na redução de trabalho infantil com a inclusão de crianças e adolescentes em situação de trabalho precoce. Prevenir a violência e abuso contra crianças e adolescentes; promover hábitos saudáveis para criança, adolescentes e familiares (higiene, saúde e alimentação); promover intervenção no sentido de reverter a situação de risco, através de propostas inovadoras, que garantam o atendimento integral; criar condições para promoção da autonomia de jovens; contribuir para o desenvolvimento humano, social e econômico, em busca de qualidade de vida; contribuir para redução do tempo de exposição de crianças e adolescentes a situações do risco social (violência, trabalho infantil e fome); portanto a longo prazo pretendemos promover impressas sociais com mudanças e melhorias nos índices e no cenário atual das comunidades abrangidas, nas escolas do município, nas famílias assistidas e no quando da educação, do desenvolvimento e na formação das crianças e adolescentes do município do Rio de Janeiro.